Foto: Arquivo pessoal
Rosa Maria Blanca ao lado do atleta e professor, também graduado em faixa preta, André Maraschin

A atleta Rosa Maria Blanca, 60 anos, praticante da Academia Dojo X, foi aprovada no exame de faixa preta, realizado pela Federação Gaúcha de Karatê (FGK), com chancela da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), alcançando uma das graduações mais significativas da arte marcial.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A conquista tem também um valor histórico: Rosa é a segunda mulher de Santa Maria a atingir tal feito. Antes, o último registro que se tem é da karateca Jucieli Momolli, que chegou à faixa preta há 20 anos.
– O exame de faixa preta representa anos de dedicação, disciplina e superação. Mais do que técnica, o karatê exige controle emocional, respeito, ética e perseverança, valores que acompanham a praticante dentro e fora do tatame. Além do aspecto esportivo, o karatê traz benefícios significativos para a saúde física e mental, como melhora do condicionamento, coordenação, foco, autoestima e equilíbrio emocional. Para as mulheres, a prática também se destaca como ferramenta de defesa pessoal, promovendo segurança, confiança e autonomia – explica André Maraschin, atleta e professor da Academia Dojo X.
Ainda segundo Maraschin, a conquista de Rosa Maria Blanca é um exemplo e um incentivo para que mais mulheres conheçam o karatê, mostrando que a arte marcial é um caminho acessível, transformador e capaz de fortalecer corpo e mente.